Novas mudanças no PIX

Em novembro de 2020 teve início o funcionamento do PIX, um sistema de pagamento eletrônico instantâneo,de baixo custo e na época os especialistas comentavam ser uma transação segura . No decorrrer do processo teve dados de tentativas de fraudes e golpes,que deixaram os usuarios preocupados.

O Banco Central apresentou nesta sexta-feira dia 27/08 medidas de segurança para melhorar o meio de transação financeira na modalidade. Uma das alteraçoes significativas é o novo limete para pagamento, que será de R$ 1.000.00 nas transações entre pessoas fisícas, incluindo quem possuem ( MEI),microempreendedores individuais,no perido noturno,entre 20 horas e 6 horas do outro dia. Será fixado um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para execução de pedido do usuário,via canal digital,para que haja aumento nos limetes de transações com meios de pagamento ( boleto,cartão de débito,Pix,TED,DOC e transferências),impedindo o aumento imediato em situação de fraude ou golpes.

O PIX então passa oferecer aos clientes limites de operaçoes financeiras diferentes para os periodos diuro e noturno,sendo assim,limites menores serão permitidos no periodo noturno .

Outra medida para dar maior segurança aos usuários é que seja compartilhado com as autoridades da segurança pública quando houver suspeitas ou informaçoes de transações fraudulentas e tentativas de golpe.

Claudiomiro Cabral Correa 

Categoria:ECONOMIA

Deixe seu Comentário